planejamento

 A importância de ter um plano de aula sempre em mãos

Um plano de aula pode ser o fator determinante para uma aula organizada e bem sucedida, pois ele norteia o professor. O plano dá a possibilidade que o educador reavalie as suas metodologias e o êxito no processo de ensino-aprendizagem, por isso é importante que ele seja bem claro, objetivo e atualizado, mas flexível para que seja possível a inclusão de novas metodologias, como as novas tecnologias.

O planejamento é fundamental para a exposição de qualquer tipo de conhecimento, porque profissional precisa conhecer e compreender as necessidades de cada um para que as intervenções sejam feitas com qualidade. A aula planejada estimula o aluno, pois ela se torna íntegra e permite que o educador faça a ponte do conhecimento, entre o conteúdo e o educando, de várias maneiras.

 

Como elaborar um plano de aula?

O primeiro passo é definir o tema, depois vamos traçar os objetivos e pontuar os conteúdos ligados ao tema. Tudo deve ser esquematizado, até a duração e os recursos a serem utilizados, para isto, o AulaUP montou um Arquivo Modelo que representa bem tudo que queremos dizer e pode te ajudar nesse processo.

Após a definição do tema, sugerimos que o professor vá além e use a interdisciplinaridade, visando o incentivo dos estudantes. Procure identificar o que eles já sabem sobre aquele conteúdo e comece a trabalhar a partir daí. Uma maneira de despertar o interesse dos estudantes é trabalhar com a realidade de cada um, porque isso maximiza o aprendizado,também traz o conteúdo para a prática. Calcular a duração da aula permite que você seja dinâmico no conteúdo, pois você possui um tempo para concluir cada raciocínio.

A metodologia da aula permite que você planeje a aula por diversos caminhos para alcançar os objetivos estabelecidos. Um desses pode começar por não ter medo de inovar e se prender aos métodos tradicionais, o auxílio da tecnologia pode fazer bem esta ponte, pois é algo recorrente na vida do estudante e faz bem a parte prática.

O mais importante é que o professor entenda que cada estudante possui uma particularidade, a aula deve ser a mais horizontal possível, lembrando que cada um possui uma realidade e um ritmo.

Baixe o Arquivo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>